Inveja e Cobiça


(por Jefferson Tavares)

Inveja

No hebraico (qin´ah) significa, originalmente, uma queimadura no rosto, e então a cor produzida no rosto por uma profunda emoção, ou seja, ardor, zelo, inveja.

No latim (invídia) sig “espiar de perto para”; “olhar com intenção maliciosa”)

No Grego (zelos) é usualmente trazido no bom sentido como zelo, entretanto é usado no mau sentido , como inveja.

A intenção do verbo é expressar a forte emoção com que o sujeito deseja algum aspecto do objeto ou sua posse. Quando a pessoa tem zelo pela propriedade ou posição dos outros, esperando poder obtê-las.

Uma malevolência com respeito às vantagens que outros possam desfrutar.

Existem versões que substituem inveja por ciúmes, porém essas palavras não são sinônimos . O ciúme nos faz temer perder aquilo que possuímos, enquanto a inveja provoca tristeza pelo fato dos outros possuírem aquilo que não temos.

Cobiça – O pecado do desejo ilícito

Na Bíblia podemos encontrar varias palavras no texto original que nos ajudam a compreender o termo.

No hebraico

Hamad é a palavra que se remete ao desejo pela possessão alheia(Dt 5.21)

Betsa´ o desejo pelo lucro desonesto(Pv28.16)

´Avah o desejo egoísta (Pv21.26)

O verbo pode significar “desejar intensamente”, sentir prazer em , desejar apaixonadamente.A cobiça aparece também na Bíblia na forma de avareza, amor ao dinheiro,concupiscência , é o desejo irrefreado e ilícito por aquilo que pertence de modo legitimo ao nosso próximo.Entretanto isso vai além dos aspectos externos de nossas conduta e chega até as atividades ocultas da mente , do coração e da vontade, e revela os motivos e as intenções do coração.

A palavra grega traduzida por cobiça , descreve a sede de possuir mais,cada vez mais , sempre mais! Que o leva a ganância que é o anseio descontrolado de possuir sempre mais.

Resumo

Na cobiça a pessoa deseja intensamente aquilo pertence ao próximo, enquanto a inveja a satisfação se dá pela obtenção em detrimento do próximo,ou seja, a pessoa quer que o outro não tenha o que ela tem. Não basta ter algo igual ou semelhante.


BIBLIOGRAFIA

Novo Dicionário da Bíblia /J.D Douglas - 3 edição -São Paulo ;Vida Nova,2006.
A Palavra de Deus e o pecado/L.R.Shelton.Jr-Editora Aleluia,2002.
Bíblia de Estudo Palavra Chave  Hebraico e Grego-2 Ed, Rio de Janeiro,Cpad,2011.